Páginas

sábado, 26 de setembro de 2026

O fruto, e não o espetáculo


Não parece contraditório que justamente o povo que mais reivindica manifestações espirituais e se considera detentor da revelação de Deus seja, muitas vezes, tão envolvido com a esfera material: prosperidade, conquista, confissão positiva, coaching gospel, discursos motivacionais revestidos de linguagem bíblica e até experiências que conduzem emocionalmente pessoas vulneráveis?

Quanto mais conhecimento bíblico deveria haver, menos espaço para o misticismo que transforma a fé em espetáculo, fórmula ou instrumento de obtenção de coisas.

A Bíblia apresenta outro parâmetro.

Paulo escreve: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23

Observe que Paulo não apresenta uma lista de manifestações extraordinárias. Ele apresenta caráter.

O fruto do Espírito não é uma coleção de experiências espirituais que alguém acumula para provar que possui Deus. É aquilo que começa a aparecer na vida daquele que pertence a Cristo.

Jesus havia estabelecido esse princípio de outra maneira: “pelos seus frutos os conhecereis.” Não é pelo volume do discurso, pela aparência de espiritualidade, pela quantidade de sinais, pela eloquência ou pelo tamanho da multidão.

É pelo fruto.

Isso não significa que o cristão alcance uma espécie de perfeição moral instantânea. Paulo mesmo fala da tensão entre carne e Espírito. Existe luta. Existe fraqueza. Existe queda. Existe necessidade de vigilância. Mas há uma direção.

Quando alguém é governado pelo Espírito de Cristo, a tendência da sua vida não deveria ser cada vez mais parecida com os valores do mundo e cada vez menos parecida com Cristo. O movimento deveria ser o contrário.

O ramo ligado à videira não precisa fabricar uvas artificialmente para provar que pertence à videira. Ele frutifica porque está ligado à fonte da vida.

Nem todo arrepio é revelação. Nem toda manifestação é maturidade. Nem todo sinal é aprovação divina. Nem toda experiência espiritual produz espiritualidade.

A própria Escritura adverte que sinais e maravilhas, por si mesmos, não são critério suficiente para discernimento. O extraordinário pode impressionar os olhos; o fruto revela o coração.

O verdadeiro teste acontece onde não há palco.

Como essa pessoa trata quem não pode lhe oferecer nada?
Como reage quando é contrariada?
Como trata os vulneráveis?
O que faz com o poder que recebe?
Consegue perdoar?
Consegue dominar a própria língua?
Consegue abrir mão de uma vantagem?
Consegue amar sem transformar o outro em instrumento?

É aí que a fé deixa de ser discurso e se torna vida. Porque o cristianismo não prometeu transformar a Terra em céu.

O povo de Deus tem os pés na temporalidade, mas a esperança na eternidade. Sabe que esta vida continuará atravessada por perdas, limitações, injustiças, doenças, frustrações e espinhos.

Paulo pediu que seu espinho fosse retirado. A resposta não foi uma fórmula de conquista. Foi: “A minha graça te basta.”

Uma das maiores distorções da fé é ensinar às pessoas que uma vida com Deus deveria ser uma vida sem espinhos. A graça não prometeu que não haveria espinhos. Prometeu que o espinho não teria a palavra final.

E é justamente aí que a maturidade cristã se revela: não em conseguir fazer o céu descer à Terra para satisfazer todos os desejos da carne, mas em atravessar a Terra sem perder aquilo que pertence ao céu.

Amor. Alegria. Paz. Longanimidade. Benignidade. Bondade. Fé. Mansidão. Domínio próprio.

Contra essas coisas, não há lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário