Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2026

Envelhecer com respeito ao outro

Que a minha idade nunca me dê licença para ser desagradável

Se tem uma coisa que tenho pavor de me tornar é uma pessoa sem limites.

Daquelas que não respeitam o espaço do outro, que invadem, ofendem, impõem, que transformam a própria visão de mundo em régua para medir todo mundo.

Não quero me tornar alguém que acredita que a idade lhe dá o direito de dizer qualquer coisa, entrar na vida de qualquer pessoa ou exigir consideração apenas porque viveu mais.

Eu nunca fui parâmetro para ninguém.

Talvez justamente por isso eu tenha aprendido a não fazer de mim mesma uma medida universal.

Já nasci neurodivergente. Meu corpo nunca foi padrão. Minha beleza nunca correspondeu exatamente ao padrão. Minha família não seguiu o modelo tradicional. Minha fé também não cabe mais nos modelos religiosos que um dia me abrigaram.

E, sinceramente? Eu amo ser quem sou. Não preciso me encaixar para existir.

Sou aberta ao diálogo, disposta a ouvir quem pensa diferente, flexível diante do novo e suficientemente livre para rever aquilo que um dia pensei saber.

Não tenho necessidade de transformar minhas convicções em muros.

Posso discordar sem desrespeitar. Posso questionar sem humilhar. Posso defender o que penso sem exigir que o outro pense igual.

Não balango o beiço para me impor a ninguém. Não cravo minha opinião como a única aceitável.

Não concordo com muita coisa. Às vezes, discordo profundamente. Mas há uma diferença entre ter convicções e achar que se é dono da verdade.

Eu quero continuar aprendendo. Quero continuar curiosa. Quero continuar capaz de olhar para o mundo e pensar: talvez eu ainda não tenha entendido tudo.

Porque envelhecer, para mim, não deveria significar ficar mais rígida. Deveria significar ter mais consciência das consequências daquilo que faço e digo.

Que meus cabelos brancos nunca sejam autorização para invadir a vida de ninguém. Que minha idade não me dê licença para ser inconveniente, ofensiva, preconceituosa ou invasiva. Que a experiência que acumulei não se transforme em soberba. Que aquilo que vivi possa servir apenas quando alguém quiser ouvir.

Não quero usar minha experiência como arma.
Quero oferecê-la como possibilidade.

Quem quiser, pega. Quem não quiser, segue seu caminho. E eu sigo o meu.

Porque talvez uma das formas mais bonitas de envelhecer seja esta: continuar sendo inteira sem precisar fazer do outro uma extensão de si mesma.

A vida me ensinou muita coisa. Mas não me ensinou tudo. E isso é libertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário