Conheço gente que é triste, amargurada, reativa.
Gente que, cada vez que você pergunta “como vai?”, tem sempre uma resposta negativa.
O problema às vezes muda, mas a narrativa permanece: está sempre ruim, pesado, sofrido, adoecido. Nunca está bem.
Nunca há uma pequena alegria, uma coisa boa acontecendo, uma leveza sequer no meio da vida.
É gente que carrega um peso e, sem perceber, pesa também qualquer conversa. Como se não conseguisse falar da vida sem colocar sobre a mesa uma nova queixa, uma nova tragédia, uma nova razão para explicar por que tudo está difícil.
E o curioso é que todo mundo tem seus desafios.
Todo mundo resolve problemas. Todo mundo perde coisas e pessoas. Todo mundo adoece. Todo mundo carrega alguma história que doeu.
Há traumas que ninguém vê, lutas que ninguém conhece e dias em que simplesmente levantar da cama já exige alguma coragem.
Mas algumas pessoas parecem ter se acostumado tanto com o olhar nublado que já não conseguem enxergar a paisagem.
Carregam nas costas o pedregulho do pessimismo, murmurando contra tudo e contra todos, como verdadeiras vítimas do universo. Como se a vida lhes tivesse reservado uma quantidade excepcional de sofrimento e o restante das pessoas estivesse apenas vivendo sem problemas.
Talvez exista nisso uma necessidade de ser visto.
Talvez seja uma maneira de dizer: “olhem o quanto eu suportei”.
Talvez seja uma tentativa de encontrar valor em si mesmo através da própria capacidade de sobreviver. Não sei.
O sofrimento humano é complexo demais para caber numa explicação simples. Mas sei que viver é um desafio diário para todos nós.
E talvez amadurecer seja justamente aprender que podemos atravessar dificuldades sem transformar a dificuldade na nossa identidade.
Podemos sofrer e continuar fazendo o bem. Podemos perder e continuar cuidando. Podemos adoecer e procurar tratamento.
Podemos ter problemas sem transformar cada conversa numa extensão deles.
Nem tudo dá certo. E nem tudo dá errado.
A gente perde coisas e pessoas. Outras chegam.
Algumas portas se fecham. Outras se abrem.
Há dias de choro e dias de riso.
Há fracassos, recomeços, despedidas, encontros, doenças, curas, cansaço e descanso.
A vida não precisa ser perfeita para ser boa.
Talvez seja preciso apenas parar de esperar que o mundo nos trate como exceção — para o bem ou para o mal.
Não somos privilegiados pela dor, nem perseguidos por ela. Somos parte do todo.
E, enquanto a vida acontece, fazemos o que podemos: cuidamos da mente, cuidamos do corpo, procuramos saúde, resolvemos o que está ao nosso alcance e deixamos de sofrer antecipadamente por aquilo que ainda nem aconteceu.
E, principalmente, aprendemos a olhar para a frente.
Não porque tudo ficará bem o tempo inteiro. Mas porque, mesmo quando nem tudo está bem, ainda há vida acontecendo.
E enquanto houver vida, ainda podemos plantar alguma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário