Provérbios 25:21, 22 e Romanos 12:20
"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber; porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te retribuirá".Embora a Bíblia afirme que à Deus pertence a vingança e que tudo o que o homem plantar, isto também ceifará, sugerindo que nossas atitudes são aprovadas ou reprovadas por Deus, que retribui a cada um segundo seu procedimento, ela também coloca o homem no seu devido lugar.
A nossa justiça é trapo de imundície, por isso o Justo nos justifica. Ao homem não foi dado o direito de condenar e punir, mas oferecer o outro lado da face ou dividir a própria túnica com quem lhe surpreende tramando e fazendo o mal.
É um desafio amar nossos inimigos e orar por quem nos persegue, mas a medida que o ego definha e somos capazes de enxergar a miséria humana, conseguimos separar a atitude que odiamos, da pessoa que alcançaremos com nossa essência amorosa. Pra quem ainda está ensimesmado, é algo inconcebível, mas para quem tem o alvo em Cristo, já não é quem vive, mas vive para o Evangelho.
Negar-se é doloroso mesmo, o caminho do amor é apertado e a porta por onde devemos passar é estreita. A crosta do si mesmo é o que nos impede de avançar. Mas quem não tem ego para ferir, consegue dar quantas oportunidades forem possíveis.
Ah, mas onde está o amor próprio? Isso não é desvalor? Não, pois nossa vida deve testemunhar Cristo e só somos justos aos nossos próprios olhos.
Não estou falando que se deve andar com aves de rapina ou honrar a quem não merece honra pelas próprias atitudes. Mas quando Jesus nos redimiu, ainda éramos culpados. Fazemos por Ele e não por nós.
Brasas vivas sobre a cabeça, é o constrangimento que o ofensor vai sentir, quando esperar de você um revide, uma vingança, ódio, mas receber seu sorriso, seu abraço, a paz que excede o entendimento. Pagar o mal com o bem, atinge mais do que a vingança que perpetua o mal estar. No mínimo vai aguçar a curiosidade de quem vê a fonte que tem dentro de você transbordando águas vivas, enquanto ele mesmo é uma cisterna rota.
Olha que estou falando do que conheço. Já vi muita gente ruborizada depois de apunhalar, trair, mentir, afrontar, fofocar, levantar falso testemunho, achando inclusive que uma reação à altura poderia aliviar o peso de sua consciência. Ao invés disso recebeu um abraço, ou um convite, ou uma palavra de apoio, ou consolo, ou simplesmente fingi que nada aconteceu.
De mim e desses Deus cuida. Sempre a Justiça brilha mais que o Sol do meio dia, nem preciso me abalar. Prefiro investir em boas sementes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário