Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Sensibilidade

Tenho um grande defeito, inconscientemente ignoro sinais. Pra eu tomar a atitude de me afastar de alguém, preciso enxergar o lado mais podre dele, mas antes disso relevo muitas coisas, justifico a humanidade nas atitudes, dou várias chances, gasto tempo e energia tentando salvar as relações. Mas enquanto isso o desgaste é meu, a violência e o abuso é contra mim, a vítima dos vampiros de energia sou eu... Porém, desistir pra mim é uma vez só. Perder a minha confiança é como quebrar um vidro, nunca mais será restaurado.

Sou altamente sensível, tanto para o que me encanta e emociona, quanto para a dor do outro que me atravessa como se fosse minha. Isto transmite ao outro a mensagem de que sou carente e aceitarei tudo. Então minha generosidade sempre encontrou sangue sugas, minha disponibilidade sempre encontrou abusadores, minha compreensão sempre encontrou gente sádica que despejam em mim suas sujidades.

Aprender a ouvir e não absorver é algo que ainda estou aprendendo. Num mundo onde o tanto faz reina e ninguém se importa com ninguém, quem toma a dor do outro é tratado como idiota. Claro que não quero endurecer. Quero continuar sensível para a vida e ser útil a quem me escuta. Mas já basta de ser caçamba do lixo dos outros. Afinal, até para estar bem para quem de fato precisa de mim, tenho que preservar minha melhor versão. 

Não dá para bancar a terapeuta de gente que pra compensar o próprio sentimento de desvalor, tenta a todos custo destruir o emocional de quem só quer ser amigo.

Ora, melhor não ser coisa nenhuma do que ser qualquer coisa para alguém. Quem tem que preservar minha integridade sou eu. E perto de mim só quero quem não me sabota.

Escrever sobre o que eu sinto é transformar a dor em aprendizado. Perdoar não é esquecer o que aconteceu, mas mudar o significado, dar crescimento, aprendizado emocional. Não é romantizar o erro, mas ser maior do que o trauma.

Eu mereço continuar minha história sem medo dos próximos encontros. Sabedoria emocional é quando se aprende algo de proveitoso mesmo nessas situações adversas. Se eu sobrevivi, mesmo não sendo mais a mesma, é para usar essa bagagem lá na frente.

E se não tiver jeito, vá em paz que eu desapego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário