Páginas

domingo, 24 de outubro de 2021

Tempo e Espaço

Início, meio e fim, são concernentes a essa nossa realidade terrena, onde os acontecimentos são lineares, onde a linha do tempo é demarcada e nossas referências são os acontecimentos dentro da história. 

Fora desta dimensão, embora nossa mente limitada, finita e temporal não consiga definir por razões óbvias, são sugeridas o tempo inteiro na Bíblia, pois o próprio Deus não está sujeito a esta cronologia, mas é eterno, infinito e atemporal.

Falamos muito de eternidade, tanto para a Vida dos que crêem, como para o tormento de quem rejeita o Filho como mediador de sua causa. Mas até esta nossa ideia de eternidade, é contaminada pela nossa noção de cronologia, como se Viver eternamente fosse passar tempos e tempos na Cidade Santa e o tormento eterno, dia após dia sendo castigados no lago de fogo.

Porém, na ausência de cronos, é como se todas as coisas acontecessem simultaneamente. Digo isso baseada nas próprias Escrituras que mencionam que o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, quando Deus separou para si, aqueles que conheceu de antemão. Para Ele, mil anos é como um dia e um dia como mil anos, ou quando leio a revelação do Apocalipse, onde João assiste cenas que para nós ainda não aconteceram.

É difícil para nós alcançar tal revelação, pois não temos noção de como acontece nesta outra dimensão, mas isso joga por terra a necessidade de discutir soteriologia ou o dom de profecia por exemplo. Pois aos profetas foi dado apenas uma partícula dessa ciência de Deus que conhece todas as coisas, que foi, era e há de ser eternamente. Um passo no solo da atemporalidade e já ficamos assombrados com o que ainda não aconteceu no nosso tempo e espaço, mas já está revelado diante de Deus.

Assim, Abraão, Noé, Adão e Paulo, estão acontecendo assim como nós, simultaneamente diante de Deus. E possivelmente João nos viu com vestes brancas diante do trono de Deus. Os eleitos são conhecidos, seu passado, presente e futuro são uma coisa só. Deus não é surpreendido pelas nossas atitudes e já abençoou nossas vidas de uma vez por todas. Quando a Graça de Deus alcança alguém, são perdoados até os pecados que não foram ainda cometidos, porque o perdão de Cristo é eficaz de uma vez por todas e por isso Ele é nosso descanso.

Seus planos já foram revelados, assim como foi mostrado como tudo terminará. E dentro do tempo cronológico, para nosso entendimento, tudo foi se concretizando no tempo oportuno, conforme estava proposto. Tudo o que era subjetivo, se tornou e se torna objetivo conforme o tempo é consumado. Nada fugiu do controle de Deus.

Assim que fecharmos os olhos nessa dimensão, abriremos diante de outra realidade, para a glória de Deus. E embora agora só seja possível compreender com nossas limitações, veremos tudo como é. Lá, onde as coisas não apenas estão, mas de fato são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário