Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Crescendo em graça.

Tenho aprendido e entendido, que o indício do crescimento espiritual, não é ficar livre dos problemas, como ensinam algumas religiões. Mas saber lidar com o sofrimento e se aprimorar dentro das adversidades, é o objetivo da semente, que precisa morrer para germinar e dar muitos frutos.

Olho ao redor e vejo semblantes descaídos, ouço gemidos e urros de dor. Desolação de quem caminha no escuro e nada entende. Se vê perdido num labirinto de confusão, sem o menor sentido. Rodam, rodam e gritam suas auto comiserações. Sentem-se a vítima do Universo e não percebem que não há um sequer que seja plenamente feliz.

Olho para dentro de mim e vejo alguém que se amplifica. As dores, tantas, aos poucos são anestesiadas e viram lembranças. Fatos e atos que já não machucam, mas contam como experiência. A sensação é de que foram etapas vencidas.

Minha reação para a perplexidade é o silêncio. Observo o vazio de algumas pessoas e sinto a agonia do seu retinar frio e barulhento.

Olho minhas próprias decepções, as traições que sofri, os xingamentos injustos e gratuitos, os sonhos que ficaram pelo caminho, as tentativas de concretizá-los, seguidas de frustrações e mais decepções, enfim, ou a dor vai nos calejando até que fiquemos insensíveis, ou há dignidade nela, que nos aperfeiçoa e transforma para melhor viver.

Se fui traída por namorados, há as que descobrem traições quando seus maridos formaram outra família. Se perdi um filho no ventre e o enterrei num vaso de plantas, há as mães que convivem, perdem e enterram seus filhos, sendo obrigadas a viver com suas lembranças. Se o mercado de trabalho se trancou pra mim e eu tive que me submeter a fazer faxinas, há aqueles que vêem seus filhos sentindo fome e nada tem a lhes dar. Se volta e meia preciso lidar com o preconceito das pessoas, sei que sou inteligente para argumentar e me defender. Enfim, se eu olhar ao redor, de maneira nenhuma meu egocentrismo aflorará.

O fato é que para mim, nada foi em vão, nada foi sem sentido, tudo teve propósito, tudo cooperou para meu bem e para o que me tornei. Viver doeu e dói, também não foi fácil pra mim, mas meus olhos não estão nas circunstâncias, mas na minha esperança em Cristo. Me sinto plena Nele.

Parece um papo meio espírita, não? Mas falo sem preconceitos, concordo com eles nisto. Aqueles que se julgam donos da verdade, são adestrados dentro de uma doutrina que nada explica, nem entende. Não há donos da verdade. Há os que pertencem à Verdade e são conduzidos por Ele. Os planos de Deus jamais foram frustrados. O que é, era mesmo para ser.

Quando penso nas coisas que já enfrentei, não remôo e nem ressinto. Penso que tudo isto aqui é transitório, efêmero e secundário. Com toda a certeza, vem mais escaladas pela frente, até chegar no patamar que Deus reservou pra mim.

Enquanto a maioria quer ser abduzida do meio dos problemas, procuro crescer dentro deles. Certamente que a imperfeição da massa, se transforma conforme a sova.

Não é a quantidade de problemas e dores que fazem a diferença, mas a maneira como lidamos com essas situações. O crescimento se dá com o tempo, aos poucos amadurecemos e entendemos que somos o conjunto de tudo aquilo o que vivemos.

Quando estiver doendo, Deus te falará coisas, que você é incapaz de ouvir quando está bem.