Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quanto tempo dura o sofrimento?

Sabemos que neste mundo teremos aflições, mas dependemos do nosso bom ânimo para passar por elas. Para enfrentar e vencer os obstáculos.

O sofrimento dura, enquanto os olhos estiverem fixados no alvo errado. 
Quanto mais tempo estivermos desviados do alvo certo, mais o sentimento de fracasso, de dúvida, de auto-comiseração perdurará.

Muitas vezes fixamos os olhos na situação, no mar revolto, na tempestade e o sentimento de impotência é inevitável. Outras vezes fixamos os olhos no nosso umbigo e só conseguimos nos importar conosco mesmo. A pena de si mesmo, cega para a necessidade do outro. A auto vitimização, nos impede de nos colocar sob o outro prisma da situação.

Qualquer tipo de problema e circunstância adversa, parece dissolver quando fixamos os olhos no alvo certo.

Com os olhos em Cristo, podemos amar, porque foi Ele quem nos amou primeiro. Podemos liberar perdão, porque fomos perdoados. Podemos vencer, porque Nele, somos mais que vencedores. Podemos nos colocar no lugar do outro, porque foi no nosso lugar que Jesus se colocou e padeceu por nós. Nas palavras de Jesus, encontraremos o modelo do verdadeiro cristão.

Enfim, com os olhos fixados em Cristo, perceberemos que sua doce voz controla a fúria da tempestade e transforma em calmaria toda e qualquer situação.

Somos nós quem determinamos o quanto durará a prova.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Exortação

Durante a pregação de ontem, o pastor exortou a igreja, cobrando um envolvimento maior nas atividades. Ele observou as faltas que houveram na EBD, talvez pela mudança para o horário de verão. Disse também que as pessoas que não participam das programações durante a semana, não sabem o que é a igreja. Ele dizia que somos corpo de Cristo e precisamos estar inseridos nas atividades, etc e tal...

Concordo que sem o envolvimento das pessoas, a igreja fica morna. Tudo perde o sabor, as programações não dão certo. Mas ser Igreja, fazer parte do Corpo, pra mim é muito mais que frequentar a instituição.

Algo me incomodou nessas palavras, porque raramente se exorta as pessoas à serem o Corpo de Cristo no mundo, à ser cristãos na vida, no contato com o outro, nos relacionamentos.

Sim, uma vez que concordei em entrar no rol de membros, tenho deveres à cumprir, já que tenho também direitos alí. Mas isto, é a instituição. Me parece que falta consciência dos dirigentes, de que a Igreja de Cristo, não se limita às denominações, aos trabalhos particulares de cada uma.

Ser Igreja, é servir ao próximo dentro e fora do prédio. Ser Corpo de Cristo, é ser o abraço no momento em que alguém está carente, é ser o ombro que acolhe o outro, é ser o olhar que faz companhia, é ser os pés que     caminham junto, é o peito que ama, é o sorriso que perdoa, é ser de fato a encarnação do Evangelho.

O que estava sendo cobrado, era envolvimento com a religião e não compromisso com o Evangelho. Porque este, é um modo de vida, independente de obrigações, porque se cumpre por amor.

domingo, 17 de outubro de 2010

Transmitindo o que se sente

Deus tem me falado nesta situação e tem-me feito observar o que tenho deixado transparecer às outras pessoas.
Uma de minhas maiores virtudes, é também meu maior defeito: sou transparente demais. O que sinto, todos percebem, porque simplesmente derramo por todos os orifícios.

Então, percebi que meu atual estado de irritação, insatisfação, cansaço, insegurança, tem contagiado as pessoas que me cercam e alguns estão agindo como eu. Percebi o quanto é importante cultivar o equilíbrio, a confiança, a paz, a segurança, porque assim, da mesma forma, contagiamos quem nos cerca, com coisas positivas.

Jesus é doce. E quem conhece Jesus, prova de uma doçura jamais esperimentada pelo mundo.
Jesus é graça e quem o recebe, recebeu o presente mais valioso que existe disponível à humanidade.
Jesus é luz e uma vez iluminados, somos capazes de iluminar. Esta luz está em nós.

Cada um de nós é revestido de habilidades, que são alimentadas todos os dias. Deus investe nos seus filhos, para que cada um seja capaz de dar seu melhor. Estamos encaminhando? Sim, recebemos essas habilidades para encaminhar ao próximo. Enquanto há respiração, há oportunidade de ser útil e fazer o bem. Ser plenos.

Me sinto estagnada. Mas Deus tem apontado onde devo concertar.
É o umbigo, roubando mais uma vez, o foco daquilo que é realmente importante.
Tenho que aprender com o Sol, que ao nascer é tão sutil e delicado, que ninguém atina para sua ferocidade. Isto é elegância, é dar o melhor, é cumprir o propósito para o que foi criado.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Arrumando o guarda roupa


Adiamos, mas chega o momento, em que é inevitável uma boa arrumação no guarda roupa.
Sempre tem aquela peça que só serve para ocupar espaço, pra esconder a outra que você quer encontrar, pra te dar a ilusão de que nada te falta, enfim.

Existem alí dentro daquele mafuá, coisas verdadeiramente inúteis pra você. Se livrar delas, vai dar uma arejada, vai abrir espaço pra novidades, vai dar uma leveza maior no ambiente.

Meu coração está nessa fase. Quero me livrar de tralhas antigas que só servem para pesar o espaço.
Me sinto carregando um peso que já deveria ter deixado pra tráz. Trago dentro de mim problemas que não vou conseguir resolver e não é retendo pessoas que estarei menos só.

Tudo o que quero é leveza na alma.
Tudo o que preciso é eliminar o que me tem feito mal.

domingo, 3 de outubro de 2010

Imperfeições

Ninguém muda de uma hora pra outra. Toda a tranformação é um processo que requer tempo.
Observe as pedras na nascente do riacho e verá que são pontiagudas, ásperas e cheias de arestas. Conforme o curso da água, enquanto o rio toma corpo, elas vão ficando arredondadas e lisas.

Observe o tratamento que a pedra bruta de diamante recebe, para ser lapidada, até que seu âmago valioso fique exposto. Quanto menor, maior em valor. Quanto mais trabalhado, mais puro.

Creio que assim é nossa vida nas mãos do Oleiro. Quanto mais se sova a massa, mais lisa e maleável fica. Quanto mais se trabalha nela, mais adequada pra servir em seu propósito.

Não concordo que devemos nos forçar à uma mudança repentina, pra não correr o risco de sermos superficiais, rasos na fé. Mas devemos descansar nas mãos Daquele que trabalha em nós.

Meu maior medo, é camuflar minhas imperfeições e ser achada hipócrita.
Prefiro ser honesta e me apresentar como alguém desejosa de ser diferente, mas consciênte que minha natureza humana, vai investir contra mim e vez ou outra vai vencer.

E confiante na competência do Oleiro, sei que a Vontade Dele prevalecerá.

sábado, 2 de outubro de 2010


Jardim Regado em plena primavera. Crescem flores em mim!